Saber reconhecer os sinais do fim dos tempos!

28-09-2011 02:57

Ao contrário do que pregam alguns, Nosso Senhor Jesus Cristo não deixou data marcada para sua segunda vinda, entretanto indicou alguns sinais que marcariam a proximidade do seu retorno à terra. Estes sinais foram descritos por São Mateus nos capítulos 24-25:

1. Mt 24, 1-2 – Nosso Senhor predisse a destruição de Jerusalém, acontecida por volta de 40 anos após a sua morte (70 d.C).

2. Mt 24, 3-8 - Jesus dá uma indicação dos acontecimentos que virão antes de sua vinda e do fim do mundo:

Primeiro, adverte que muitos virão em nome dele, dizendo ser Ele e seduzirão muitos;

Segundo, diz que ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras; mas não vos perturbeis, porque importa que isto aconteça, uma vez que se levantará nação contra nação, e haverá pestilências e fomes, e terremotos em diversos lugares;

Terceiro, e todas essas coisas são o princípio das dores (Mt 24, 8).

Quarto, um entregará o outro, e se odiarão uns aos outros. Por causa de se multiplicar a iniqüidade, se resfriará a caridade de muitos. Mas o que perseverar (no meu ensinamento) até o fim (de sua vida) esse será salvo.

3. Mt 24, 14 - Será pregado este Evangelho por todo o mundo, em testemunho a todas as gentes; e então chegará o fim.

4. Mt 24, 15-22 – Nosso Senhor nos alerta a estarmos preparados quanto à verdadeira doutrina e costumes, e não nos deixarmos transviar pelos falsos ensinamentos, pois aparecerão falsos mestres fazendo até “milagres” para iludir as pessoas.

5. Mt 24,23 – Segundo São Jerônimo, ao dizer “Se alguém vos disser: Eis aqui está o Cristo, ou ei-lo acolá, não deis crédito” Nosso Senhor quis dar a entender que a Sua segunda vinda não se conhecerá pela simplicidade, como da primeira, mas pela glória de que se revestirá. Portanto, é inútil ou disparatado querer encontrar em lugares simplórios, sem brilho ou escondidos, Aquele que é a luz que ilumina a todo o mundo.

Por fim, para encontrar Nosso Senhor Jesus Cristo há um caminho fácil, um caminho curto, um caminho perfeito e um caminho seguro: é a verdadeira devoção à Santíssima Virgem. É um caminho trilhado pelo próprio Jesus Cristo, a Sabedoria encarnada, nosso único chefe. Os fiéis que o trilharem não podem estar enganados!

(Conferir: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Vigem, por São Luís Maria Grignion de Montfort)