Saber reconhecer os sinais do fim dos tempos!
Ao contrário do que pregam alguns, Nosso Senhor Jesus Cristo não deixou data marcada para sua segunda vinda, entretanto indicou alguns sinais que marcariam a proximidade do seu retorno à terra. Estes sinais foram descritos por São Mateus nos capítulos 24-25:
1. Mt 24, 1-2 – Nosso Senhor predisse a destruição de Jerusalém, acontecida por volta de 40 anos após a sua morte (70 d.C).
2. Mt 24, 3-8 - Jesus dá uma indicação dos acontecimentos que virão antes de sua vinda e do fim do mundo:
Primeiro, adverte que muitos virão em nome dele, dizendo ser Ele e seduzirão muitos;
Segundo, diz que ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras; mas não vos perturbeis, porque importa que isto aconteça, uma vez que se levantará nação contra nação, e haverá pestilências e fomes, e terremotos em diversos lugares;
Terceiro, e todas essas coisas são o princípio das dores (Mt 24, 8).
Quarto, um entregará o outro, e se odiarão uns aos outros. Por causa de se multiplicar a iniqüidade, se resfriará a caridade de muitos. Mas o que perseverar (no meu ensinamento) até o fim (de sua vida) esse será salvo.
3. Mt 24, 14 - Será pregado este Evangelho por todo o mundo, em testemunho a todas as gentes; e então chegará o fim.
4. Mt 24, 15-22 – Nosso Senhor nos alerta a estarmos preparados quanto à verdadeira doutrina e costumes, e não nos deixarmos transviar pelos falsos ensinamentos, pois aparecerão falsos mestres fazendo até “milagres” para iludir as pessoas.
5. Mt 24,23 – Segundo São Jerônimo, ao dizer “Se alguém vos disser: Eis aqui está o Cristo, ou ei-lo acolá, não deis crédito” Nosso Senhor quis dar a entender que a Sua segunda vinda não se conhecerá pela simplicidade, como da primeira, mas pela glória de que se revestirá. Portanto, é inútil ou disparatado querer encontrar em lugares simplórios, sem brilho ou escondidos, Aquele que é a luz que ilumina a todo o mundo.
Por fim, para encontrar Nosso Senhor Jesus Cristo há um caminho fácil, um caminho curto, um caminho perfeito e um caminho seguro: é a verdadeira devoção à Santíssima Virgem. É um caminho trilhado pelo próprio Jesus Cristo, a Sabedoria encarnada, nosso único chefe. Os fiéis que o trilharem não podem estar enganados!
(Conferir: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Vigem, por São Luís Maria Grignion de Montfort)