Passos para a confissão

26-08-2012 18:03

 

Antes de confessar-se, é aconselhável guardar um instante de recolhimento, na consideração do perigo de condenação eterna em que se acha todo aquele que se encontra em pecado mortal; na possibilidade de morrer neste estado e cair no inferno para sempre, sem esperança de salvação.

Depois pensar nos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua Paixão e morte por causa dos nossos pecados; na infinita misericórdia de Deus, sempre disposto a acolher o penitente contrito e humilhado que para Ele se volta e humildemente pede perdão.

Apresentando-se ao confessor

Dizer: “Padre, dai-me a benção, porque pequei”.

Fazer o sinal da cruz e declarar desde quando não se confessa se cumpriu ou não a penitência que lhe foi imposta, e acusar os pecados.

Ato de contrição para depois da confissão

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, por vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.